quinta-feira, 1 de outubro de 2009

UNIDADE SONG -What kind of music do you like?
16/07/2009
Autor e Co-autor(es)
Autor Viviane Silva de Paula
PRAIA GRANDE - SP SYLVIA DE MELLO PROFA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Grau de formalidade na escrita e na fala

-->
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
OBJETIVOS *Ampliar vocabulário ,desenvolver competências comunicativas básicas em língua inglesa , refletir sobre o significado das palavras para suas vidas ,fazer uma releitura da escrita através de imagens . CONTEÚDOS CONCEITUAIS *Estruturas de letras de música *Verbos *Contrações e supressão de letras na fala *Vocabulário relacionado a expressões idiomáticas *Análise do discurso PROCEDIMENTAIS *Uso ritmado da língua *Uso do dicionário , para ampliar vocabulário ou esclarecer dúvidas sobre o significado das palavras . ATITUDINAIS *Valorização do trabalho em grupo *Demonstração de respeito ao avaliar o desempenho do colega *Demonstração de cooperativismo e participação
Duração das atividades
APROXIMADAMENTE 5 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
REPERTÓRIO LEXICAL , COSTUME EM ESCUTAR MÚSICAS , DIFERENTES GÊNEROS MUSICAIS , LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
Estratégias e recursos da aula
Os alunos irão até o laboratório de informática para escolherem suas músicas preferidas , irão ver os diversos clips que estão gravados em uma pasta no computador central e anotarão as que mais lhe interessarem .Ao voltar para a sala de aula em grupo irão escolher qual música representará o grupo .Após a escolha da música eles trarão para a sala de aula a cópia da letra da música e o Cd da música escolhida pelo grupo .Escutaremos todas as músicas propostas por cada grupo e então começaremos o processo de tradução .A tradução deve ser feita em sala de aula pelo grupo de alunos a fim de esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelos alunos para a professora ,após a tradução feita e dúvidas sanadas deve-se iniciar o processo de reflexão onde cada aluno vai declarar qual estrofe lhe foi mais significativa e postá-la no Blog da professora (vivianedepaula.blogspot.com) e por fim cada grupo separará cada estrofe por folha de sulfite e representará a estrofe por imagens (desenhos ou colagens)
Recursos Complementares
*Clips de músicas *Computador *Cópia de letras de músicas *Cd player *Cds com músicas escolhidas pelos alunos *Sulfite *Lápis de cor *Canetinha *Lápis , borracha ,régua . *Dicionários (língua portuguesa e inglesa)
Avaliação
Observar e avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas *Interesse em participar , exposição de idéias , participação nos questionamentos , desempenho no trabalho em equipe Registrar os resultados obtidos *Através de tradução coletiva da música ,reflexões sobre a estrofe que mais lhe parece significativa , releitura da letra através de imagem (desenho ou colagem) realizado pelos alunos em grupo